"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda." Paulo Freire

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire

NOSSA HISTÓRIA

A escola começou a funcionar com doze turmas de 35 alunos do segundo segmento, num total de 420 alunos e 19 professores. Atualmente, conta com 29 turmas, incluindo turmas de necessidades especiais e PEJA, com aproximadamente 1000 alunos, e 67 professores.
A escola possuía o Curso de Criação de Animais (frangos, codornas e coelhos)
Em 1980 foi extinto o atendimento médico à comunidade que funcionava com um enfermeiro, um psicólogo e um assistente social desde 1978.

Em 2002 a secretaria de Desenvolvimento Social desenvolveu vários projetos dentro da escola, como: Agente Jovem, alunos de 15 a 17 anos , integradores e multiplicadores de mudança social, Projeto de Núcleo de Atendimento Familiar, agentes de mudanças sociais, como: saúde, habitação, alimentação, situação de rua, violência doméstica e drogas.
O espaço físico , as instalações e os equipamentos encontram-se à disposição dos alunos e em boas condições de uso. A escola tem uma planta que foi elaborada e assinada pelo Arquiteto Dr. Luiz Paulo Conde.
A escola possui Grêmio Estudantil e Conselho Escola Comunidade.
A Escola Ministro Alcides Carneiro sempre se fez representar nas mais diversas atividades e programações que visassem o desenvolvimento do educando, bem como a participação da comunidade dentro da escola.
Dentre os eventos planejados pela direção temos: Aniversário da escola, Páscoa, Dia das mães, Festa junina, Dia do Amigo, dia dos Avós, Dia do Meio ambiente, Dia dos Pais, Dia das Crianças e dos Professores, Dia de Ação de Graças, Feira cultural e de Ciências (interna e externa), reuniões com responsáveis, Aulas Passeio, Palestras com órgãos Municipais.

A atuação direta da direção da escola nas pessoas das Professoras Janete Jane Braga Castilho Corval e Jacqueline de Melo Silva Soares desde 1999, fez com que a escola Alcides Carneiro ganhasse notoriedade pública. Ambas professoras comprometidas com o crescimento e, principalmente, com o desenvolvimento cidadão de cada aluno.


Nossas Histórias contam histórias.