"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda." Paulo Freire

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire

QUEM SOMOS

Somos uma Escola da Rede Municipal de ensino da Cidade do Rio de Janeiro localizada à Avenida Paulo Afonso s/nº. - Mendanha - São Geraldo – Campo Grande - RJ.
A Escola foi inaugurada no dia 20 de março de 1978, pelo Prefeito da nossa cidade o Ilmo. .Sr. Marcos Tamoyo e da Secretária de Educação Terezinha Saraiva. Recebendo o nome do Ilmo. Sr. Ministro do Superior Tribunal Militar, Alcides Carneiro. Quando iniciaram as obras da escola, a comunidade do Bairro São Geraldo achava que aqui estava sendo construído um posto de saúde ou uma Escola de Segundo Grau. Somente em 1977, a Comunidade local soube que aqui estava sendo construída uma escola de primeiro grau do segundo segmento, com estilo americano. Antes da inauguração , os professores que trabalhavam com alunos de 5ª a 8ª série, da Escola Tóquio foram removidos para o prédio da futura escola. Atende as comunidades de: Mendanha, Serrinha do Mendanha, Pedregoso, São Geraldo e Nossa Senhora das Graças.

A primeira Direção da escola foi a Professora Maria do Carmo Santos Moreira da Costa e Diretora Adjunta Helenice Barbedo Monteiro período de 1978 a 1983:
Segunda Direção: Professor Dilmar Correia D’Avilla e Diretor Adjunto: Iracilda da Conceição Canciode Ponte, Período de 1984
Terceira Direção: Professor Edson Amaro Neves e Diretor Adjunto: Maria Lopes de Souza ,Período: 1985
Quarta Direção: Professora Maria Lopes de Souza e Diretor Adjunto: Jussara Silva das Chagas, Período: 1986 a 1990
Quinta Direção: Professora Jussara Silva das Chagas e Diretor Adjunto : Janete Jane Braga Castilho Corval: Período: 1991 a 1998
Atual Direção: Professora Janete Jane Braga Castilho Corval e Diretor Adjunto: Jacqueline de Melo Silva Soares, Período: desde 1999.