"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda." Paulo Freire

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire

terça-feira, 29 de novembro de 2011

FEIRA CULTURAL

Com objetivos de resgatar valores, proporcionar a troca de experiências entre diferentes gerações e facilitar o diálogo e a compreensão do adolescente geração Z em diferentes esferas sociais, a comunidade escolar Ministro Alcides Carneiro, em planejamento participativo, elaborou e colocou em prática, durante este ano letivo, diversas atividades baseadas nos acontecimentos e nos valores de cada geração. A culminância do Projeto da Feira Cultural "Escola de ontem, hoje e amanhã", em concordância com o Projeto Político Pedagógico "Diferentes sim, mas iguais na busca por uma sociedade mais humana" oportunizou a troca de experiências entre alunos do 6º ao 9º ano, Projetos Aceleração e Realfabetização, PEJA, professores, funcionários, pais, comunidade, representantes de colégios particulares da comunidade, Associação de Moradores e representante da 9ª CRE - professora Daniele Cuña. O encontro de diferentes gerações foi uma experiência gratificante!
"Durante muitas décadas se definia geração como aquela que sucedeu aos seus pais, portanto, se calculava geração pelo tempo de 25 anos. Durante os últimos 50 anos, houve uma aceleração do tempo no modo de fazer as coisas, no jeito de se produzir.A  tecnologia hoje é decisiva para criar marcas de tempo. O intervalo entre as gerações ficou ainda mais curto. Hoje já se pode falar em uma nova geração a cada 10 anos. Isso significa que mais pessoas  diferentes estão convivendo em casa, na escola e no mercado de trabalho."

 Mário Sérgio Cortella  - Educador e Filósofo



Da geração baby boomers (fim da 2ª GM) até a geração Z (uma geração moldada pela tecnologia), muitos acontecimentos marcaram a história e alguns valores importantes para o relacionamento humano ficaram pelo caminho. 

"A geração Z não compreende a si mesma sem que haja a digitalização do mundo. Ela não se compreende e não compreende a vida fora disso. Não tem idéia de tempo, de maturação. É moldada pela tecnologia da comunicação instantânea e não depende do “ olho no olho”. Se comunicam tanto que ficam isolados na própria casa. Selecionam o que querem ouvir. Não conversam muito com a família e, sim com os amigos na internet."

Eline Kullock



“O complicativo é quando se juntam, na mesma organização, pessoas de diferentes gerações, porque um não sabe que o outro tem um modelo mental diferente, tem uma cabeça diferente, porque teve uma história e uma educação diferente.”

 Eline Kullock – Presidente do Grupo Foco

Destacamos o trabalho de oficina com reciclagem , onde os alunos do PEJA estão inseridos.
Um trabalho motivador e que pode trazer aos partiicipantes uma visão do lixo que vira luxo.
Parabéns a professora Ana Carolina pela dinâmica do trabalho com o envolvimento dos alunos.
A Horta Urbana é uma iniciativa do governo Federal e Município do RJ , em decorrência da sustentabilidade e do valor que cada um cidadão deve ter em relação a sua alimentação. Este projeto foi firmado com a Fazenda Modelo e no estilo  de se apropiar de metodos onde os alunos e comunidade voltassem para o seu espaço, não importando com  tamanho ou propriedade de grande proporção. O professor Castilho coordena este trabalho , que é promover a limpeza dos locais com reciclaveis e utilizá-los como fonte de estudo com várias espécies de hortaliças, pantas medicinais e leguminosas. Parabenizamos aos alunos e familias que estão implantando este metodo em suas residencias.





Hoje, a Família Ministro Alcides Carneiro sabe que isso é possível pois, somos
 "DIFERENTES SIM, MAS IGUAIS NA BUSCA 
POR UMA SOCIEDADE MAIS HUMANA"!




4 comentários:

HeriSt@neck disse...

Ao longo de todo ano as produções dos alunos foram maravilhosas. Esse tema foi perfeito. Em minhas aulas de Educação Física pudemos compartilhar, desde o 1º bimestre, vários temas transversais buscando esse objetivo. O que ficou é um pensamento de Albert Einstein: "Semelhanças nos unem, diferenças nos completam." Obrigada alunos das turmas 1801, 1802, 1803, 1901,1903 e 1905 pela participação e pela alegria com que trabalhamos. Vocês são únicos, mas não estão sós nessa caminhada chamada APRENDIZAGEM. Bjus da prof que ama mt vocês.

J.F.AGUIAR disse...

Parabéns pela iniciativa: Feira cultural, esta mistura entre gerações, é muito bom perceber o outro, a arte nos possibilita participarmos com as nossas diferenças, compreender e agir na construção de um mundo, onde todas as gerações foram e são de suma importância para o nosso conhecimento: sociocultural. Parabéns aos professores e alunos.

KARINA - 1901 disse...

Perfeito, ótimo trabalho.. Gostaria de parabenizar os alunos e professores, inclusive a senhora professora Herizete pelo seu esforço de está cada vez mais inovando a escola, com todo seu empenho e carinho..Foi uma feira maravilhosa, amei !

Poprockman disse...

Isso é uma falácia..nas escolas públicas os alunos já não fazem nada em sala de aula porque sabem que a feira cultural lhes dará nota.. então a sala vira um inferno até o final do ano..pois sabem que não reprovação..