"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda." Paulo Freire

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire

terça-feira, 10 de abril de 2012

IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA E DO EXERCÍCIO FÍSICO E SUA DIFERENÇA

Desde fevereiro de 2012, quando começamos o ano letivo, os alunos das turmas 1901, 1903 e 1905, pesquisaram e estudaram o tema “IMPORTÂNCIA DA atividade física e DO exercício físico e sua diferença”.



JUSTIFICATIVA:

Nas últimas décadas tem-se destacado a importância da aquisição e da manutenção de hábitos saudáveis visando a melhoria da qualidade de vida da população. A realização de atividade física se faz importante para toda a pessoa, no nosso caso vemos o período da adolescência, pois é nesta fase que se encontram os alunos e é nela que ocorrem diferentes mudanças corporais, emocionais e até mesmo no comportamento do indivíduo, se tornando este um dos períodos mais importantes da vida de qualquer pessoa.
O sedentarismo, portanto, é atualmente um dos grandes problemas da modernidade e também atingem diretamente o adolescente.
Esta é a fase de transição para a fase adulta, na qual a sociedade, de um modo geral, espera que o adolescente tenha maiores responsabilidades, que realize escolhas fundamentais para a sua vida, e para alguns, este é o momento de autoafirmação, no qual se cria certa rebeldia que resulta em conflitos com os pais.
É também, o momento em que os adolescentes sofrem mudança no corpo devida a presença de hormônios.
Com a prática de atividade física neste momento da vida, o adolescente terá maior facilidade para enfrentar os melhores efeitos psicossociais desta fase de transição, através de exercícios ou prática de esportes, o equilíbrio é alcançado.  
Neste sentido, lança-se um olhar para a necessidade de uma interferência numa perspectiva didático pedagógica, para tentar efetivamente transformar o cotidiano dos adolescentes sedentários.
Acreditamos que não basta só informar, mas devemos, antes de tudo, socializar os hábitos saudáveis em contexto com as informações sobre as doenças provocadas ou agravadas pela falta de atividade física.
Por fim, é pertinente ressaltar a importância da prática do exercício físico de forma orientada, com programas estruturados e acompanhados por profissionais habilitados, para que realmente o objetivo do treinamento seja alcançado, e, consequentemente, possam ter um impacto positivo no crescimento e desenvolvimento do adolescente, possibilitando a promoção da socialização, da motricidade, do autoconhecimento corporal, da melhora da autoestima e do auxilio na prevenção da obesidade e de outras doenças crônico degenerativas.
Por isso, o trabalho proposto aos alunos neste bimestre foi:
1- Elaborar cartazes explicativos sobre a importância da atividade física, os benefícios da pratica do exercício, o que é SEDENTARISMO e quais suas consequências na vida de uma pessoa.
(cartazes abaixo)



2- Fazer vídeos entrevistas (com uma ou mais pessoas) sobre o assunto e apresentá-los em Aula seminário.


29 comentários:

HeriSt@neck disse...

Todos os anos venho em público declarar que meus alunos são o máximo. Porque mesmo com todos os obstáculos que se lhes apresentam, eles vão à luta e realizam trabalhos de real significado pra suas aprendizagens. Parabéns Turmas. Bju da Prof.

Karina disse...

Realmente seus alunos são o máximo, e são capazes de produzir trabalhos maravilhosos, mas também Herizete com a sua aula qualquer aluno tem o prazer de realizar o trabalho com orgulho, méritos à Herizete! beijos, parabéns aos alunos.

Anônimo disse...

Como estagiário de Educação Física na Alcides Carneiro posso tranquilamente testemunhar o carinho com que os alunos tratam a professora Herizete. Tenho aprendido muito com ela. Meus parabéns companheira. Que Deus continue te abençoando.

Deborah disse...

Parabéns, Heri! Seu trabalho é admirável!! Parabéns aos alunos também, mantenham-se em movimento! Beijo a todos!!!!

Professora Deborah.

Fabio Archangelo disse...

Pra mim, ter feito esses trabalhos foi uma ótima experiência, antes, realmente eu não sabia nada sobre atividades físicas e sua importância, mas agr, tenho tudo em mente, e fazer o vídeo pra mim me fez viver uma experiência totalmente diferente e meus amigos do grupo, talvez, até perderam a vergonha e graças a esse trabalho eles se soltaram bastante.
Esse trabalho foi muito interessante.

Guilherme 1901 disse...

Falar sobre atividades físicas é muito interessante, ainda mais com a prof. Herizete dando aula, pra ser sincero, não participei muito, mas nas atividades que eu participei consegui aprender bastante, nos Slides da aula retrasada eu consegui entender muitas coisas por exemplo a diferença entre exercícios físicos e atividades físicas,o que e sedentarismo e etc.
Nesse bimestre eu aprendi muito, parabéns professora !

Nathália 1901 disse...

Professora Herizete, parabéns pelo trabalho, com certeza eu gostei muito de ter feito e também aprendi muito.
Poucos professores tem essa iniciativa e também fica muito mais fácil de aprender por que você associa isso com uma coisa que vc já gosta de fazer e aprende com muito mais facilidade, muito interessante !

Maria Eduarda 1901 disse...

Pessoal, eu me diverti muito nesse trabalho, foi o trabalho mais interessante que eu já fiz, e eu aprendi com muito mais facilidade, fazer trabalhos assim, é muito legal por que vc aprende de um jeito mais fácil e divertido, muito inteligente esse trabalho, parabéns prof !

Unknown disse...

Bom , eu gostei muito de fazer o Trabalho porque e divertido de fazer. todos ficaram muito bons *-* , foi uma experiencia fazer isso. foi até bom eu fazer isso também porque eu queria entra na academia mais eu não sabia nada agora eu já sei muita coisa né esse trabalho me ajudou muito a saber das
atividades físicas .

Bianca Pessanha T:1901

Victor Hugo Turma:1.901 disse...

Todos trabalhos estão ótimos, espero que todos os alunos que fizeram tenham aprendido como eu aprendi. Espero que durante o ano a professora possa passar mais trabalhos assim, para que todos se dediquem como se dedicaram nesse. Parabéns pelos trabalhos!

Karen Cardozo - T: 1901 disse...

Adorei todos os trabalhos, e o melhor de tudo é que todos os grupos se empenharam, uns mais e outros menos. Aprendemos bastante com as pessoas que praticam atividade física, e percebemos o quanto faz bem, não só a elas, mais como a todos nós. Muito bom!

Fernando Carvalho, Turma: 1901 disse...

Os trabalhos ficaram realmente bem legais. Foi até divertido faze-los, pois vimos o quanto as pessoas gostam de praticar as atividades. Deu pra perceber a melhoria de vida, de cada um que deu a entrevista. Ficou de parabéns!

Lucas Freitas 1901 disse...

Realmente esse trabalho foi muito legal, ele faz com que agente aprenda sobre a matéria com mais facilidade, quando eu vi as entrevistas na escola percebi que 100% das pessoas que praticam as atividades tem um melhor desempenho e uma alto estima melhor, esses trabalhos estão de parabéns !

Alice Freitas T:1.901 disse...

De fato os trabalhos ficaram excelentes. Os grupos que fizeram aprenderam coisas que jamais irão esquecer. Esse trabalho nós fez perceber o quanto é importante nos empenharmos nas atividades físicas que a professora nos passa, além de aprendermos todos os benefícios que ela traz para nossas vidas .

Luana Rodrigues T: 1901 disse...

- Eu acho que todos os trabalhos ficaram o máximo, aprendemos muita coisas . eu aprendi muita coisa não só com o meu trabalho mais com o trabalho de todos os grupos a professora também teve uma ótima iniciativa de nos passar esse trabalho para podermos aprender muito mais do que já sabiamos e tirar algumas dúvidas

Alice Silva disse...

Alice da Silva T: 1901
Eu achei que todos os videos ficaram muito interessantes, e aprendi muito com eles, gostei de todos os videos.

Lais dos Santos disse...

Muito interessante o assunto que abordamos nesse trabalho. Foi realmente, bem bacana ver todos os depoimentos das pessoas que praticam atividade física, e perceber como um exercicio pode sim mudar a vida de alguem. Gostei bastante!

Marina Ferreira T:1901 disse...

Adorei o tema do trabalho, os vídeos e o desempenho de todos os alunos. Espero que todos os alunos tenham aprendido algumas coisas em relação a atividade física, pois eu aprendi bastante coisa que eu não sabia. Espero poder fazer e comentar outros ótimos trabalhos.

Lais dos Santos Turma: 1901 disse...

Turma: 1.901

Anônimo disse...

Gleison Oliveira T:1901

Adorei o tema do trabalho,todos muitos objetivos e falando sobre a atividade fisica como é importante .Por isso eu gostei do trabalho da prof é importante que fala do que nos precisamos e espero que todos tenha gostado.

Isadora Cristina da SIlva T. 1901 disse...

Bom adorei o tema, da pra aprender que não podemos ficar parados guando o assunto e ser saudável e ter uma saúde exemplar está de parabéns prof.

Shayenne Ferreira dos Santos disse...

Esse trabalho foi muito interessante pois com ele eu aprendi com mais facilidade "coisas" sobre atividades físicas que eu não sabia.
Muito legal essa atividade!

Ana Milena- G3 - 1901 disse...

Professora, esse trabalho foi muito legal, realmente, aprendi coisas extraordinárias, e os grupos se empenharam bastante, esse trabalho foi muito interessante mesmo,aprendi muito!

César Augusto 1901 G3 disse...

Eu acho que a atividade física é muito importante e eu aprendi de um jeito bem mais fácil, pessoal façam atividades físicas, até cansa, mas é muito bom !
MEXA-SE !

Milena Marques disse...

Milena Marques Grupo 01 T: 1901

Eu gostei muito de todos os videos e aprendi muito, adorei fazer a entrevista com o pessoal da academia pois com eles e com a professora aprendi muitas coisas que não sabia eu adorei todos os trabalhos

Renan Costa g3 1901 disse...

Parabéns pelos trabalhos, essa atividade foi muito legal, a prof está de parabéns, as aulas na quadra desse bimestre foram muito maneiras e interessantes, sempre praticando atividades físicas, eu consegui aprender muito, :)

Taís 1901 g3 disse...

Professora, sua aula é a melhor, tá de parabéns,
gostei muito dos vídeos, mesmo não assistindo muito as aulas consegui aprender bastante, gostei muuuuuito .

Wendell Almeida Turma: 1901 disse...

Os trabalhos ficaram super legais, além de todos terem aprendido muito sobre o assunto, eu gostei bastante. Belo desempenho de todos, espero que pela frente continuem assim. Parabéns!!!!

Eliete Bahia disse...

Tenho, por muitos anos, presenciado o trabalho siginificativo da profª Herizete junto aos seus alunos. É um trabalho de reflexão, de interação, dinamismo e que, certamente, traz benefícios a todos.
Parabéns professora e alunos!

Eliete C S Bahia