"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda." Paulo Freire

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

4º Bimestre - Educação Física

“EDUCAÇÃO É SUSTENTABILIDADE”

TEMA: “RECICLANDO E RECREANDO”

Professora: Herizete Staneck
Turmas: 1801, 1802, 1803, 1901, 1903 e 1905

Introdução

Esta proposta de trabalho desenvolverá uma experiência de aula de educação física a partir da perspectiva pedagógica alternativa sucintamente delineada acima. As aulas terão como situação-problema o conflito entre concreto e abstrato, ou seja, procurar-se-á observar o nível de inteligência prática e representativa dos alunos por meio do contexto socioambiental “reciclagem”. Pois equilibrarmos o consumo com a produção de insumos por parte da natureza é assegurar uma relação de sustentabilidade. O mesmo referencial capaz de trazer esclarecimentos sobre o relacionamento entre a sociedade e a natureza traz também contribuições para a compreensão da relevância da Educação Física como parte integrante da escola, para trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos, no sentido da construção de comportamentos “ambientes corretos”.
Os materiais utilizados nas aulas de Educação Física, influenciam e interferem diretamente na qualidade do aprendizado. Sendo assim quanto mais diversificado for o material, mais possibilidades de atividades podem ser proporcionadas e mais rico será o ambiente em que os alunos serão desenvolvidos. Pois, quanto mais diversificados os estímulos que eles recebem, mais oportunidades eles têm para o seu desenvolvimento.
Uma maneira encontrada para reduzir a utilização de recursos naturais é a reciclagem, a qual é um conjunto de técnicas que visão reaproveitar a matéria tida como não útil com a finalidade de reduzir a utilização de recursos naturais como “matéria-prima”.

Impactos a serem alcançados:
• Garantir a prática de exercícios físicos promovendo a superação do sedentarismo e a manutenção de uma vida saudável.
• Promover a socialização de novas atividades esportivas usando materiais reciclados, bem como noções de regras e de comportamento para o desenvolvimento do respeito mútuo.
• A oportunidade do aluno em desenvolver suas habilidades;
• A oportunidade de o aluno usar e desenvolver a criatividade;
• A condição de criar e aprimorar o senso crítico, mediante a análise do material, (embalagens, recipientes, etc.) que são adquiridos e jogados fora.
• Esclarecer os conceitos de “Redução”, “Reutilização” e “Reciclagem”;
• Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados;
• Transformar o “lixo” urbano em brinquedos de forma simples e criativa;
• Promover uma orientação segura quanto ao uso da criatividade e adaptação de materiais úteis à prática de Educação Física e educação ambiental;
• Identificar e conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para manutenção de sua própria saúde.
• Oportunizar o desenvolvimento latero-espacial.
• Oportunizar o desenvolvimento do esquema corporal.
• Oportunizar o desenvolvimento de categorização e classificação.
• Oportunizar o desenvolvimento de memória e concentração.
• Conscientizar da responsabilidade social e ambiental.

Avaliação
Ao termino desse trabalho os alunos estarão aptos a divulgar os nossos trabalhos para a comunidade escolar, família, vizinhos e amigos. Além disso, todo o material, os vídeos, os jogos e os brinquedos produzidos pelos alunos farão parte do acervo pedagógico a fim de enriquecer ainda mais as atividades realizadas nas aulas de Educação Física.

Resultados, Receitas e Relatos
(Mais 3 Rs)










Receitas
PETECA
Jornais, durex.

Primeiramente, utilizamos dois papéis de jornal, amassamos formando uma bolinha, isto serve como base da peteca, depois pegamos duas folha de jornal cobrindo a bolinha e passamos durex formando pernas de peteca. Trabalhar coletivamente os elementos da peteca utilizando materiais e espaços alternativos, aumentando gradativamente o grau de dificuldade e buscando evidenciar o aspecto lúdico do jogo e não a ênfase do desempenho. Na prática, pedi para formarem em dupla e ficar batendo e devolvendo a peteca um para outro.

BOLA DE VOLEI
Jornais velhos (em grande quantidade )
Durex
Como fazer:

Pega-se os jornais e embrulhe-os um sobre o outro até a formação compacta de uma esfera, passe durex cobrindo totalmente a parte externa dessa bola. Corte uma meia de seda e embrulhe a bola, depois costure a borda para não soltar.

RELATOS
Eu e meus colegas tivemos um bom desempenho, pois além de termos vontade de brincar, mostramos bastante interesse em como fazer e como jogar.

Não tivemos  dificuldade de entender como fazer a peteca.

Foi muito interessante trabalhar essa atividade com meus colegas, pois eles são meus amigos da escola e nunca brincamos com peteca, foi uma novidade para nós.

Fiquei muito satisfeita com o Dominó multifunções. Essa atividade foi muito divertida porque a gente tinha que fazer o cálculo das peças e depois ir pegar com o grupo.

Não é muito fácil fazer contas rápido. Amei o jogo. Ri muito.

Acredito que esse trabalho foi bom para que eu tomasse um contato maior sobre o tema reciclagem e como ele pode ser transmitido de forma legal.

Pesquisar e dominar o tema foi bacana para que tudo corresse bem e não acontecesse nada que pudesse atrapalhar a atividade.

Gostei e me surpreendi com o fato de ser tratado tipo como professor e poder realizar a aula. Eu achei legal a receptividade dos colegas, os quais participaram ativamente de todas as maneiras possíveis, tanto na atividade em si quanto no ajudar a guardar os materiais utilizados.

Foi bom porque deu a oportunidade pra gente estudar algumas regras e bolar outras para os esportes, permitindo ampliar seus conhecimentos para além das modalidades tradicionalmente conhecidas por eles.

O Vai e Vem é feito com duas garrafas pet, cordas de nylon e as alças são de pet com fita crepe em volta. Fácil de fazer, depois de pronto você pode pintar fazendo decorações coloridas junto com os colegas.





2 comentários:

KARINA disse...

ué cadê a 1901 ? :'(

Vânia Aurora disse...

Gostei disso....rsrsrsr