"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda." Paulo Freire

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Alcides na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A ciência voltou a invadir os quatro cantos do país em mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começou na segunda (17) e vai até domingo (23). Com o tema Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Risco, a iniciativa abordará de forma lúdica e divertida os aspectos científicos sobre o impacto das atividades humanas no clima do planeta e as medidas preventivas a serem adotadas em escala local e global.
De quarta a sexta, dias 19, 20 e 21,  de 9h às 17h, no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, a população da Zona Oeste terá em uma área de 1200m2, outras 30 instituições de pesquisa, de ensino de nível fundamental a pós-graduação realizando atividades educativas de caráter amplo. A programação apresenta o novo planetário digital do MAST e os visitantes poderão participar de oficinas e acompanhar mostras de filmes e esquetes teatrais. Um debate sobre a questão das mudanças climáticas e seus impactos na região também será realizada no polo.  
A Escola Municipal Ministro Alcides Carneiro participou da Semana Nacional de Ciência e tecnologia no Centro Esportivo Miécimo da Silva, com os temas EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL, COMO AS CHUVAS CAUSAM DESASTRES AMBIENTAIS E REUTILIZAÇÃO DE  GARRAFAS E SACOS PLÁSTICOS EM ARTESANATOS COMO ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DO LIXO.  As alunas Thamires, Mayza, Mayra, Kesia e Karine, do 9º ano, acompanhadas dos professores de ciências Rogerio Fonseca (orientador do trabalho), Meire, Luiz Filipe e Iara, apresentaram os temas em detalhes aos visitantes, que eram convidados a acompanhar as experiências e explicações sequenciadas de acordo com o tema e, ao final, a participar do jogo da atitude, onde, avaliavam suas ações diárias em relação ao ambiente.   Além da satisfação de participar, as alunas e os professores puderam vivenciar várias experiências de outras U.E. e de instituições como o Museu de Astronomia, a Fundação Planetário, a Fundação CECIERJ, e outras.  Cada um deles teve a singular oportunidade de participar da divulgação e socialização dos conhecimentos científicos, tão importantes para o entendimento e mudança da nossa realidade e para a busca de uma melhor qualidade de vida.

Professor Rogério e Professora Meire




Parabéns aos professores e alunas pela dedicação e pelo empenho.

5 comentários:

KARINA disse...

3 dias maravilhosos, muito bom.. Adorei apesar de ter sido cansativo, estou pronta para outra! (:

Alexandre Rios disse...

Meninas,
Parabéns!!!vocês brilharam...

HeriSt@neck disse...

Ter alunas como vocês é um privilégio e uma alegria de saber que a missão está sendo cumprida.
Vocês traduzem em momentos como este tudo aquilo que um educador espera de seus alunos:Resgatar o valor do papel do professor como aquele que ajuda o aluno a aprender e a formar seu próprio caminho. Parabéns!

Meire Alonso disse...

Muito bom participar da semana da Ciência e da tecnologia, com alunas tão queridas e ao lado de professores incríveis da Alcides!

Iara disse...

As meninas estavam de parabéns! Se mostraram muito atenciosas com as pessoas que buscavam explicacoes e estavam sempre de bom humor. O trabalho do prof. Rogerio com os alunos foi muito bem produzido e por isso muito bem elogiado. Me senti feliz de pelo menos poder garantir que as meninas pudessem expor o trabalho.
Abraços!