"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda." Paulo Freire

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire

sábado, 1 de outubro de 2011

ESPORTE É SAÚDE?


Introdução
Esta sugestão de atividade tem a intenção de incentivar os alunos das turmas 1901, 1903 e 1905, 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Ministro Alcides Carneiro, a pesquisarem quais aspectos do esporte geram verdadeiramente benefícios, sejam eles fisiológicos, emocionais ou sociais para a saúde dos seus praticantes e faze-los refletirem se a afirmação de que “ESPORTE É SAÚDE”, tão anunciada na mídia e pela sociedade, é para ser interpretada ao pé-da-letra” ou há aspectos escondidos que precisam ser mais conhecidos e difundidos por trazerem riscos para os atletas, para os jovens e para a população em geral?
Ela reflete que há no esporte atualmente uma valorização demasiada do resultado a qualquer custo, enquanto o prazer e a diversão ficam em segundo plano.

Objetivos
- Analisar e refletir sobre a prática esportiva – prós e contras.
- Conhecer limites e possibilidades do esporte.
- Perceber a importância de toda uma equipe interdisciplinar em torno da prática esportiva.
- Ampliar o conhecimento sobre questões que não são muito difundidas pela mídia e sociedade. 

Conteúdos
- Reconhecimento dos limites do corpo na pratica esportiva.
- Explanação de casos reais de atletas que foram ou não bem sucedidos.

Atividade
- Realizar a produção de um filme documentário sobre o tema desenvolvido.

Tempo estimado 
3º bimestre de 2011. 



Materiais necessários 
Computador com acesso à internet e softwares necessários para edição de seus filmes.

Desenvolvimento &Avaliação
Troca de experiências entre os alunos. A ideia é que cada turma seja dividida em 4 grupos e que cada grupo pesquise e escolha duas personalidades reconhecidas, nacional ou internacionalmente, de alguma modalidade esportiva e que, pela exposição na mídia atual ou na história esportiva deste e do século passado, tenham vivido contratempos durante ou depois do encerramento de suas carreiras.

Professora:Herizete Staneck













VÍDEO ESPORTE ESPETACULAR



32 comentários:

E.M.Alcides Carneiro disse...

Eu estou feliz! Muito feliz! Sempre acredito que vocês sabem fazer muito mais do que pensam e querem. Sei que o desdobramento de cada bimestre é um passeio para os grupos que mais se destacaram nas aulas e em suas produções. Mas o que realmente sei e o que realmente importa para mim enquanto professora é que o que vocês realizaram jamais se perderá. Einstein dizia: "A mente que se abre a uma nova ideia jamis retornará ao seu tamanho original." Vocês nunca mais serão os mesmos, eu nunca mais serei a mesma..."Como uma onda no mar." Amo vocês!!!!!!!Bjaum da Professora Herizete

E.M.Alcides Carneiro disse...

Parabéns, aos alunos o trabalho bimestral foi excelente, gostei muito. E mais uma vez parabéns a mim e ao meu grupo (:
Karina - 1901

E.M.Alcides Carneiro disse...

As turmas do 9º ano envolvidas nas atividades de conquista pela saúde em todos os sentidos, estão indo muito bem pois a Educação está presente onde as gerações caminham. Parabéns professora Herizete por esta iniciativa tão saudavel para todos. Conte sempre comigo, pois se precisar vamos conquistar outros espaços. bjs Diretora Jane

E.M.Alcides Carneiro disse...

Ser professora é muito mais que transmitir conhecimentos e esse trabalho deixa isso bem claro. Parabéns,alunos do 9º ano, pelas brilhantes apresentações e informações que colheram.Isso é buscar, conhecer, tornar-se melhor para a participação na sociedade que pretendemos ter. Educação, bom senso,atitude. Bjs a todos.
Professora Eliete Bahia

E.M.Alcides Carneiro disse...

Imapactante!Já conhecia a maioria do casos pelas reportagens na TV, mas esta coletânea de vídeos ficou ainda mais interessante. E o melhor de tudo é saber que foram trabalhos produzidos por alunos.Parabéns, queridos!Parabéns, professora Herizete!!!Bjs =)
Professora Suzani

E.M.Alcides Carneiro disse...

professora desculpa o erro do nosso trabalho prometemos que não vamos fazer de novo e no proxímo bimestre vamos vazer bonito
ass:Alex willian t:1901

E.M.Alcides Carneiro disse...

Um trabalho espetacular, uma criatividade maravilhosa, um vídeo melhor do que o outro. O sucesso foi maior do que o inesperado, o tema abordado foi melhor ainda, muito bom, um trabalho excelente.
Karina - 1901

E.M.Alcides Carneiro disse...

Adorei todos os videos postados no blog,cada um com o seu jeito e ponto de vista de se ver como o esporte e fundamental para o bem está de todos .belissinos trabalhos estamós todos de parabens. professora 'herizete'obrigado pela oportunidade de nós expressamos nesse video!
ass:THAIS T:1901

E.M.Alcides Carneiro disse...

Gostei muito de todos os trabalhos, mas especialmente o meu,por ter me esforçado me dedicado e ter aprendido bastante com tema. PARABÉNS À TODOS DA TURMA 1901

Vitor - 1901

E.M.Alcides Carneiro disse...

Professora Herizete ta inovando cada vez mais , é bom ter uma professora que se dedique a escola assim sao poucos que sao como a senhora . O trabalho sobre esporte o " esporte é saude ? " ficou muito legal gostei de fazer esse trabalho com os meus colegas de grupo foi bem descontraido os dias de trabalho que agente fez ! espero que continuemos assim nas aulas que continuem sendo dinâmicas e divertidas :) !

Felipe Benevides - 1901

E.M.Alcides Carneiro disse...

Esporte é saúde sim , desde que seja praticado com responsabilidade sem exageros,e medicamentos impróprios. É muito importante ter um vida ativa sem o sedentarismo. O blog está ótimo e atualizado , parabéns professora :) .Amei ver o nosso vídeo e nossas fotos rs, Os trabalhos bimestrais são muito importantes para a nossa informação . Obrigada professora e esse é o meu comentário , Não foi bobão née :? kkk' ♥

Beatriz Sant'anna - 1905

E.M.Alcides Carneiro disse...

Os resultados obtidos foram muito bons, nós alunos somos realmente capazes de produzir trabalhos excelentes e você professora Herizete cada vez mais inovando suas ideias brilhantes, nós realmente somos capazes de produzir trabalhos perfeitos. Postei (: beijos

Juliana Tinoco - 1901

E.M.Alcides Carneiro disse...

Sem duvida esporte é saude, mas como tudo na vida quando se exagera vemos as consequencias de suas praticas abusivas e que muita das vezes interferem em nossas vidas por um longo tempo. beijos para todos!

Ana Paula -1901

E.M.Alcides Carneiro disse...

Todos estão de parabéns Cada Grupo Fez do seu jeitinho se empenhou ê Parabéns Também o meu grupo a todos que Contribuíram para tentar fazer um ótimo trabalho.

Carolina - 1901

E.M.Alcides Carneiro disse...

Depois de muita dedicação, finalmente conseguimos alcançar o objetivo proposto. Méritos à querida professora Herizete que acreditou no nosso potencial, espero que cada vez mais realizemos trabalhos criativos.

Mirian Moraes - 1901

E.M.Alcides Carneiro disse...

cada grupo se empenhou de uma forma ou de outra alcançamos o objetivo, parabéns aos meus amigos e a mim pelo meu melhor. Acredito que somos capazes de fazer ainda melhor !

Matheus Cruz - 1901 grupo 1

E.M.Alcides Carneiro disse...

gostei muito professora dos vídeos, os resultados foram muito bons, acho que foi melhor do que o esperado. Continue com essas idéias excelentes. Parabens a todos.

Luan - 1901

E.M.Alcides Carneiro disse...

GOSTEI MUITO DO VIDEO!
Rayanne Silva TURMA 1905

E.M.Alcides Carneiro disse...

a turma está desenvolvendo :p

Letícia Rosa - 1901

E.M.Alcides Carneiro disse...

Os videos muito legais, não só a turma, mas como os alunos em geral estão se desenvolvendo, os trabalhos produzidos nem parece que foram feitos por alunos, muito bom. Cada dia que passa nós estamos cada vez mais atualizados, principalmente fazendo parte desses trabalhos. Parabéns professora, parabéns a mim tambem. *----*
[Rayssa 1901(grupo1)]

E.M.Alcides Carneiro disse...

Esporte é saúde, sem duvida ... mais praticado com cuidado ! Sem exagero, e de preferencia com auxilio de um instrutor ... esporte com responsabilidade gera uma vida mais saudavel! *-*
[Isabela Rodrigues 1905]

E.M.Alcides Carneiro disse...

Conseguimos alcançar os nossos objetivos, através dos nossos trabalhos podemos ensinar alguma coisa a mais sobre as atividades físicas, e sim "Esporte é Saúde" mais sem exageros !
[Mirlley Medeiros 1901] [mirlleyprincesinha@hotmail.com] [-]

E.M.Alcides Carneiro disse...

Todos os grupos fiseram a sua parte estão todos de parabéns Espero que o proximo Bimestre todos se empenhem assim, PARABÉNS, DEUS ABENÇOE TODOS NÓS *-*
[Victória Esteves] [vivi.lindinha.cg@hotmail.com]

E.M.Alcides Carneiro disse...

primeiro.. desculpa pela data :( tava sem net a semana inteira e só pude postar hj! Tudo que é feito com responsabilidade e saudavel! Assim e o esporte .. feito com responsabilidade vamos ter uma vida mais longa e saudavel!! Mais uma vez desculpa pela data '-' .. o blog tá um máximoo bem atualizadoo e vii minhas fotos :)
[Damares 1905]

E.M.Alcides Carneiro disse...

O trabalho bimestral desse mes de setembro foi um dos mais importantes deste ano,será que esporte é saúde ? sim,no meu ponto de vista é,pois as pessoas que fazem esporte tem uma vida muito mas saúdavel do que as pessoas que ficam em casa só vendo tv e dormindo,então fica ai a dica fazer esporte é muito bom !
[Marcio Gabriel[1903]]
28/09/2011 16:20

E.M.Alcides Carneiro disse...

As turmas do 9° ano fizeram um trabalho excelente neste bimestre,usando a criatividade em cima do tema, esporte é saúde?.Nos mostraram que a pratica de esportes é importante,mais não excessivamente,pois do mesmo jeito que o esporte nos faz bem o mal uso dele pode trazer sérias consequências para a nossa saúde. Por isso aqui vai a minha dica:ao resolvermos exerce a pratica de esportes devemos sempre termos a supervisão de um profissional. E parabéns a todos os grupos vencedores.
[Mayza Carvalho[1903]]
30/09/2011 12:10

E.M.Alcides Carneiro disse...

AMEI O TEMA ABORDADO NESTE BIMESTRE .OS TRABALHO ESTÃO LINDOS,EU PUDE APRENDER COM CADA UM DELES,E ESPERO QUE TODOS TENHAM APRENDIDO UM POUCO COM O NOSSO TRABALHO. DESDE JÁ AGRADEÇO A PROFESSORA HERIZETE, EM NOME DA TURMA 1903 POR TER NOS DADO A OPORTUNIDADE DE ESTAR CONHECENDO MELHOR SOBRE, "ESPORTE É SAÚDE ?".OBRIGADO, E ESPERAMOS O PRÓXIMO TEMA...
[MAYRA CARVALHO [1903 ]]
30/09/2011 13:43

E.M.Alcides Carneiro disse...

espero que as pessoas fique de alerta com os perigos que causam a saude, esses videos estao otimos paras mostra a realidade que pra ter um corpo bonito e uma saude otima nao presisar ser matar em exercicio basta manera
[laiane1903]
30/09/2011 16:39

E.M.Alcides Carneiro disse...

Nossa bem feito e explicativo os dois primeiros videos sobre o Adriano e Ben Jhonson
[Ivina] [vivirj15@hotmail.com]
01/10/2011 10:50

E.M.Alcides Carneiro disse...

Achei que foi um tema muito bem abordado, pois além de termos conhecimento destas pessoas, que talvez pensássemos que pararam de jogar por motivos óbvios, mas não agora pudemos conhecer um pouco mais sobre este assunto, achei os trabalhos fotam muito bons, apesar do trabalho do meu grupo não ter se identificado nem um pouco com o trabalho proposto pela professsora neste bimestre.
[Carlos Diones - 1903]
01/10/2011 13:58

E.M.Alcides Carneiro disse...

todos os videos estão de parabéns pois cada um obteve o seu objetivo de informar, e nos alertar sobre a importância da atividade física na vida de todos nós!
Jamison _ 1903

Anônimo disse...

Os videos ficaram ótimos,adorei todos, todos eles ficaram muito bem feitos! E esse foi melhor tema que eu mais gostei. E todos os alunos do 9° estão de parabéns e que continue assim.!

Guilherme Andrade -1903